.

.

sábado, 14 de março de 2015

Fabula do Anel Dourado





Um dia um jovem foi ao seu mestre e solicitou ajuda.

-Mestre, estou me sentindo muito desanimado, inútil e sem valor, me dizem que não sirvo para nada, que não faço nada bem, que sou lerdo e muito idiota. o Sr. pode me ajudar?

O mestre olhou em seus olhos e falou:

-Sinto muito meu rapaz, mas tenho meus problemas para resolver, talvez se você me ajudar primeiro eu posso te ajudar depois.

Surpreso com a resposta de seu mestre o rapaz hesitou, mas concordou.

- Como posso te ajudar se nem sei cuidar de mim mesmo?

O mestre tirou um anel de seu dedo mindinho e o entregou.

-Pegue esse anel e vá até o mercado e tente vendê-lo por uma moeda de outro. NÃO aceite menos! Estou precisando de dinheiro para pagar um dívida. Vai!

O garoto pegou o anel e saiu correndo para o mercado.

Inutilmente tentou vendê-lo para vários comerciantes, mas nenhum se interessou alegando que estava muito caro e que aquele anel não valeria tanto.

Desanimado, o rapaz retorna ao seu mestre e lhe diz que não conseguiria mais de 2 ou 3 moedas de prata pelo anel.

O mestre o olha fixamente nos olhos e falou:


-Não desista. Volte para a cidade, mas agora tente vendê-lo para o joalheiro. Descubra o verdadeiro valor, mas NÃO o venda em hipótese alguma!

Sem entender direito o por que seu mestre lhe pedira aquilo, voltou para a cidade e cumpriu sua tarefa.

Ao escutar do joalheiro que aquele pequenino anel valeria em torno de 70 moedas de ouro o garoto ficou surpreso e retorna entusiasmado para contar a notícia para seu mestre.

Sorridente o mestre lhe fala:

-Assim que devemos nos valorizar, meu rapaz. Somente um especialista sabe nosso verdadeiro valor, e não pessoas inexperientes. Nós somos o especialista de nós mesmos, e apenas nós para darmos o valor que acreditamos ter. Você acha mesmo que qualquer um saberá enxergar isso? Somos valorosos mas precisamos acreditar nisso! 
Todos somos como esta jóia. Valiosos e únicos e andamos por todos os mercados da vida pretendendo que pessoas inexperientes nos valorizem.

você deixa com que os outros estabeleçam o seu valor, ou você se dá o valor?



 "Ninguém pode te fazer sentir inferior sem seu consentimento."




Nenhum comentário:

Postar um comentário