.

.

domingo, 19 de janeiro de 2014

Livro: Madame Bovary (Gustave Flaubert)



livro-madame-bovary-166-MLB4661059260_072013-F



Em Madame Bovary, há poucos diálogos; os personagens têm falas curtas. A obra é narrada em terceira pessoa, mas não com um narrador onisciente. Cada cena parece ser descrita por um personagem diferente, de maneira que o leitor visualiza a realidade ficcional do ponto de vista de um personagem e não do narrador. 

Tal fato pode ser notado em toda obra, em especial quando Charles encontra com Emma pela primeira vez e fica admirado com a alvura das suas unhas e beleza dos seus olhos e a personagem é construída sob a ótica de Charles. Por outro lado, Rodolfo, ao conhecer Emma, diz que ela se parece com as demais amantes, possuindo lábios libertinos e venais. A mesma personagem é descrita de forma distinta, como se tratasse de pessoas diferentes. 

Gustave Flaubert também criou o diálogo entrecruzado, fazendo as vozes fluírem sem as marcações “Ele disse”, “Ela respondeu” do narrador - expressões utilizadas no século XIX em razão de os romances serem lidos em voz alta nos serões. 

Flaubert começou a escrever Madame Bovary em 1851, concluindo em 1856. Foram cinco anos escrevendo compulsivamente cerca de 16 horas por dia. Flaubert revisou exaustivamente cada frase, tornando Madame Bovary uma obra-prima.
assinatura_1



Nenhum comentário:

Postar um comentário