.

.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Livro: Quem mexeu no meu queijo?


quem-mexeu-no-meu-queijo_MLB-F-3880654271_022013
 


De fácil leitura e compreensão, QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO? é uma parábola que retrata a vida, suas mudanças e os objetivos (queijos) que muitos buscam. O “LABIRINTO”, onde os personagens vivem a história, representa o local onde ocorrem as buscas incessantes pelos seus objetivos. Seja no emprego, na família ou mesmo nos relacionamentos pessoais. Retrata o medo que as pessoas tem em relação às mudanças que ocorrem no cotidiano, seja na vida pessoal ou na vida profissional. 

Após o almoço de domingo, amigos juntam-se para conversar sobre as transformações ocorridas em suas vidas, um deles resolve contar uma história que ilustrava bem o assunto em debate e que o tinha ajudado a compreender melhor as mudanças. 

O autor utiliza-se de quatro personagens: Os ratos Sniff e Scurry, e os duendes Hem e Haw para retratar as diversas características do ser humano. Seu lado simples e complexo. Em alguns momentos o homem pode agir como Sniff, aquele que percebe rápido as mudanças. Ou então, como Scurry, que sai em atividade, é mais pró-ativo. Ou Hem, um dos duendes, que não aceita as mudanças, resistindo a elas. Ele acredita que algo pior pode acontecer. E finalmente Haw, o outro duende: Adapta-se em tempo a nova realidade e acredita que as mudanças podem levar a algo melhor. 

Os quatro personagens acima descritos vivem um desafio em busca de seus queijos. O queijo, representado no livro como sendo aquilo que se gostaria de ter, é o objetivo principal da busca dos personagens: Emprego, dinheiro, saúde e até um bom relacionamento amoroso. O labirinto representa o lugar onde essa busca acontece. Seja na empresa onde se trabalha, na família ou então na comunidade em que está inserido, onde vive. Cheio de corredores e divisões, o labirinto tem em alguns lugares, queijos deliciosos. Porém em outros, corredores escuros e até becos sem saída. Os personagens viviam correndo atrás de queijo para se alimentarem e ficarem felizes. Aqueles que encontravam o caminho eram premiados com uma vida mais tranqüila. “A vida não é um corredor reto e tranqüilo que nós percorremos livres e sem empecilhos, mas um labirinto de passagens, pelas quais nós devemos procurar nosso caminho, perdidos e confusos, de vez em quando presos em um beco sem saída”. 

Com a leitura do livro pudemos notar que a vida é como um labirinto com várias entradas onde devemos procurar nosso caminho, podemos nos perder às vezes, mas se tivermos confiança as portas sempre se abrirão e as boas oportunidades aparecerão para nós. 

O queijo pode representar os nossos objetivos, que devemos estar em constante busca para chegar até eles e sermos felizes, e o labirinto pode ser o lugar onde gastamos nosso tempo procurando maneiras de chegar ao sucesso, quer seja profissional ou pessoal. 

O que de mais importante percebi foi o fato de que quando dissemos que alguém mexeu em nosso queijo, quer dizer que mudaram algo em nossa vida que talvez não gostemos muito. Em nosso trabalho isso ocorre com muita freqüência, mas devemos buscar novas maneiras de realizar os nossos afazeres e sermos felizes, quem sabe até buscando por um novo queijo. Devemos nos adaptar o mais breve possível às mudanças para não ficarmos para trás e nem sofrermos quando elas acontecerem em nossas vidas, estando preparados para mudar e querendo sempre aprender coisas novas, não se acomodando diante das situações adversas. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário