.

.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA

 

 

A principal resposta para o problema da segurança pública no Brasil foi a criação do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania). O Pronasci foi instituído pela Lei 11.530, de 24 de outubro de 2007, e começou a ser implantada em 2008. Seu objetivo é articular ações de segurança pública para a prevenção, o controle e a repressão da criminalidade, estabelecendo políticas sociais e ações de proteção às vítimas. (INESC, 2013).

A Lei que instituiu o Pronasci é muito inovadora ao definir como diretrizes:

a) A promoção dos Direitos Humanos, intensificando uma cultura de paz, de apoio ao desarmamento e de combate sistemático;

b) Aos preconceitos de gênero, étnico, racial, geracional, de orientação sexual e de diversidade cultural;

c) A valorização dos profissionais de segurança pública e dos agentes penitenciários;

d) A participação de jovens e adolescentes, de egressos do sistema prisional, de famílias expostas à violência urbana e de mulheres em situação de violência;

e) A promoção de estudos, pesquisas e indicadores sobre a violência que considerem as dimensões de gênero, étnicas, raciais, geracionais e de orientação sexual. (INESC, 2013)

Assim, o Poder Público, com a participação da sociedade, tem por obrigação prover a segurança pública como exercício da Cidadania. Deve o Estado estar atento aos direitos humanos e dos cidadãos. Portanto, não se justifica que, em nome da exigência de segurança pública, sejam sacrificados os “direitos humanos” ou determinados direitos inerentes à Cidadania. A busca da Segurança Pública e a busca da Cidadania Plena deverão constituir um projeto solidário do Poder Público e da Sociedade.

 

5743218_WYZAv

Nenhum comentário:

Postar um comentário